quarta-feira, junho 23, 2004

+

Quero ver quando o Maluf morrer! Bom, não é por que morre Brizola, que emprestou seu nome aos papelotes de cocaína na década de oitenta, quando sua filha Neuzinha atirava o nome da familia na vala, que deixo de achar que ele devia ir pro asilo, não exílio, pois já tinha ido e não adiantou nada, mas também não precisava morrer. Mas justiça seja feita, embora não tenha dado muito certo, Brizola fazia política de base. Os cieps, lembro bem, eram a promessa da década de oitenta, e se funcionassem como no papel, teriam sido o melhor plano político de que já se teve notícia, afinal, tudo que a classe média pode fazer para manter seus filhos longe da "marginalidade", o Brizola prometia para os financeiramente desfavorecidos com o ciep. Lá, dizia a propaganda política, teria natação, dança, esportes entre outras atividades extra escolar em tempo integral, o que de quebra aliviava o tempo das mães, assim elas podiam trabalhar ou dar pro padeiro se quizessem. Mas não foi bem assim; eu estudava num coléginho chato, mas de mensalidade cara, e toda vez que meu pai atrasava a prestação do ensino precário que eu recebia, era ameaçada pela professora-diretora-sapatão-terrorista do Toneleros de ser enviada direto para o Ciep, caso a mensalidade não fosse paga o mais rápido possível. Esse terror funcionava, pelo mesnos comigo, que vivia atrás do meu pai, feito um agente de agiota, lembrando-lhe que tinha atrasado a prestação da escola. por que só de me imaginar no ciep, no meio de bandidos e assassinos, sendo estuprada todo dia, bem como Dona Norma contava, me dava mais que arrepios e pesadêlos, minha personalidade maniaca depressiva suicida dava seus primeiros sinais, afinal, já que era pra morrer, que eu encontra-se uma forma menos horrível e indolor, certamente eu seria menos cruel comigo mesma. Pois é, morre com Brizola certas idéias, boas, mas que não servem para este pais, talvez sirva um dia, talvez os cieps sejam melhor tratados algum dia, talvez, talvez... + Mas, olha, falta de educação a baderna no velório do cara. além de o Lula não merecer. no mais, só esperando o Maluf morrer.

Sem comentários: